domingo, 26 de abril de 2015

26 DE ABRIL: DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL.

O VILÃO: O SAL!
  O SAL ESTÁ NO BANCO DOS RÉUS.
  ACUSAÇÃO: LEVAR A PRESSÃO ARTERIAL ÀS ALTURAS E ASSIM ABRIR CAMINHO PARA COMPLICAÇÕES COMO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL.
  O SÓDIO É IMPORTANTE PARA O EQUILÍBRIO HÍDRICO DO CORPO, CONSUMIDO DE FORMA MODERADA.
SAL REFINADO X SAL GROSSO
  DURANTE O PROCESSO DE REFINO DO SAL GROSSO PARA SE CHEGAR AO SAL DE MESA, 88 ELEMENTOS IMPORTANTES SÃO PERDIDOS DURANTE ESTE PROCESSO, FICANDO APENAS O CLORETO E O SÓDIO. 40% DESSE SAL JÁ REFINADO (SAL DE MESA É SÓDIO), FORA OS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS QUE USAMOS NA PREPARAÇÃO DAS REFEIÇÕES. O AUMENTO DO SÓDIO, LEVA AO AUMENTO DA RETENÇÃO DE LÍQUIDOS PARA COMPENSAÇÃO, COM ISSO AUMENTA O VOLUME DE LÍQUIDOS, COMO CONSEQUÊNCIA UM AUMENTO DA PRESSÃO SANGUÍNEA PODENDO CAUSAR HIPERTENSÃO.
  SUGESTÃO: VAMOS POUPAR O USO DO SAL, PENSAR NO USO DO SAL GROSSO NO PREPARO DE REFEIÇÕES, USAR ESPECIARIAS, ERVAS AROMÁTICAS (ORÉGANO, SÁLVIA, ALECRIM, TOMILHO, MANJERICÃO), ALHO, CEBOLA, SALSINHA E CEBOLINHA. NÃO ADICIONE SAL ANTES DE EXPERIMENTAR!

  UM EXEMPLO RUIM, ENTRE TANTOS OUTROS: MACARRÃO INSTANTÂNEO DE ACORDO COM A AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA), A QUANTIDADE DE SÓDIO PRESENTE EM UMA PORÇÃO DESSE MACARRÃO COM TEMPERO É MAIOR QUE A RECOMENDADA ARA O CONSUMO DIÁRIO. 

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Dia Nacional de prevenção e combate à hipertensão arterial (26/04).
Durante essa quinzena daremos dicas importantes para que você entenda com clareza qual o seu papel no controle ideal de sua pressão arterial e também os cuidados que podem ajudá-los a não torna-se um paciente hipertenso.
A Hipertensão
Há um critério simples para definir se alguém sofre de hipertensão. Define-se como hipertenso, em geral, aquele que por diversas vezes teve a pressão aferida e o resultado foi maior do que 14 (máxima) por 9 (mínima). A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos por onde o sangue circula se contraem.O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe.

 Embora seja uma doença crônica, que não tem cura, pode ser controlada.

A pressão alta acomete uma a cada cinco pessoas. O tratamento é a base de medicamentos controladores, além da adoção de hábitos saudáveis. Esse controle evita o infarto do coração, o derrame cerebral e a paralisação dos rins.

 A hipertensão pode ser gerada por hábitos de vida inadequados, como a ingestão excessiva de sal ou de bebida alcoólica, além da obesidade e do sedentarismo. Na maioria das vezes, não apresenta sintomas e apenas com o controle da
 pressão arterial (PA) é possível atestar sua a incidência.

A primeira forma de prevenção é fazer o acompanhamento dos índices da PA, principalmente se pais, avós ou outros parentes próximos também tenham hipertensão.
Outras dicas para uma vida mais saudável

  • Pratique exercícios físicos: uma simples caminhada de 20 minutos, três a cinco vezes por semana;
  • Evite alimentos muito gordurosos, frituras, doces e muito salgados;
  • Evite ingerir bebidas alcoólicas. Elas baixam a pressão e quando se unem aos efeitos dos medicamentos podem causar complicações;
  • O fumo também é grande agravador do aumento da pressão arterial. Por isso, o indicado é parar de fumar;
  • Evite o estresse, ele pode dificultar o controle da pressão;
  • Não interrompa o tratamento com remédios, sem a orientação do médico de confiança.